domingo, 23 de fevereiro de 2014

COMUNICADO

A Comissão representativa da Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico considera que o recente anúncio, por parte da FCT, da intenção de atribuir mais 300 a 350 bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento no âmbito do Concurso de 2013 está muito longe de responder às exigências que hoje se colocam no tocante à prossecução de carreiras científicas em condições de estabilidade e de dignidade profissional. Desde logo porque o número anunciado fica manifestamente aquém do número de bolsas atribuídas em anos anteriores, significando isso que as expectativas da grande maioria dos candidatos ficarão, uma vez mais, defraudadas.
Por outro lado, é sintomático que a FCT tenha escolhido o instrumento das bolsas de investigação para um gesto de mera demagogia e propaganda política, destinado a conter o amplo descontentamento da comunidade científica que ecoou nos órgãos de comunicação social, deixando ao mesmo tempo sem resposta a indignação gerada pela forma como decorreu o Concurso de Investigador FCT 2013. Compreende-se porquê. A atribuição de bolsas perpetua a condição de precariedade laboral dos investigadores científicos, excluindo-os da protecção jurídica do trabalho assegurada por um vínculo contratual. Já os contratos decorrentes do Concurso de Investigador, embora precários no tempo, introduzem um regime de dignidade profissional que está de todo ausente na figura das bolsas de investigação.
Ao privilegiar uma falsa resposta ao escândalo da escassez de bolsas de investigação, “esquecendo” o escândalo, porventura maior, de todas as irregularidades que estiveram na origem da drástica restrição dos contratos de Investigador, a FCT faz uma escolha política. Mostra que está contra a estabilidade laboral dos profissionais da ciência, sem a qual não pode haver continuidade nos projectos de pesquisa, e mostra também um padrão de insistência na desvalorização social dos investigadores em Portugal.
É por isso que apelamos a todos os candidatos ao Concurso de Investigador FCT para que não cruzem os braços e se mantenham determinados em avançar para a impugnação judicial desse concurso. Neste momento, a Plataforma reúne já todas as condições para que essa impugnação seja encetada. Precisamos apenas de que o maior número de candidatos excluídos se una em torno desta iniciativa.
O combate pela reposição da justiça e da transparência no referido Concurso continua a ser um imperativo de todos nós. Ele é parte da luta que temos de travar por uma carreira científica que respeite as condições de estabilidade e dignidade no emprego.  
     

A Comissão Representativa da Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico

1 comentário:

  1. "Quando algumas pessoas têm a mesma desgraça juntam-se"
    Almada Negreiros, 1969

    ResponderEliminar