Bolsas FCT 2013

Recentemente, um grupo de candidatos a bolsa de pós doutoramento na área das Ciências e Tecnologias do Mar denunciou irregularidades suficientes para impugnar o concurso a bolsas individuais de pós-doutoramento de 2013 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

As informações disponibilizadas, que constam de uma carta endereçada por alguns candidatos deste painel ao presidente da FCT, levantam fortes suspeitas de ter existido um processo de auto-avaliação, entre alguns dos avaliadores deste painel afiliados na mesma rede de investigação, e como tal não terem sido devidamente salvaguardados os conflitos de interesse. Além disso, ter-se-á verificado  a ocorrência de erros graves na avaliação das candidaturas, que acabaram por beneficiar candidatos orientados por 2 dos membros do painel e por um terceiro que com eles normalmente colabora; como se veio a apurar nas listas finais divulgadas aos candidatos a 14 de Janeiro deste ano.

Por outro lado, a atribuição de um pacote de bolsas extra conforme anunciado pelo presidente da FCT, Miguel Seabra, em Assembleia da República, sem a devida correcção destes graves erros, é sintomática de um processo obscuro de acumulação de favorecimentos, que resulta num grande dano na salvaguarda da Ética na Ciência.

Basicamente, o grupo solicita a intervenção do presidente da FCT, e alerta para o facto de estas irregularidades descredibilizarem e colocarem em risco o bom nome da instituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário